Iniciada suas obras no início da década de 80, em plena transição política no Brasil, quando veio a assumir o poder no país o presidente José Sarney, vice de Tancredo Neves que morreu antes de tomar posse, o tão sonhado projeto do Açude Serrote, nome popular dado à Barragem Edson Queiroz estava se realizando. O nome oficial é em homenagem ao magnata cearense morto num desastre de avião, por o mesmo ter sido construído em terras suas na então Fazenda Juá, hoje um assentamento (comunidade) de mesmo nome. Construído pela construtora Andrade Gutierrez e inaugurado em 1988 pelo então Presidente da República em exercício, Paes de Andrade que estava substituindo José Sarney numa viagem à Europa, o então quarto maior açude do estado na época colocava o município de Santa Quitéria em destaque na área de recursos hídricos. O prefeito à época era Haroldo Martins e que fez uma grande festa na sua inauguração, que além de Paes de Andrade contou com a presença da viúva de Edson Queiroz e presidenta do Grupo Edson Queiroz, dona Yolanda Queiroz, do Governador na época Tasso Jereissati e de sua esposa, a Primeira Dama Renata Jereissati, que por coincidência é filha de Edson Queiroz.
O açude faz parte do sistema hídrico do Vale do Acaraú e tem 250 milhões de metros cúbicos (250.500.000m3) de capacidade. Após a construção do açude Castanhão no Vale do Jaguaribe, o Serrote perdeu uma posição e é atualmente o quinto maior reservatório do estado, sendo os outros em ordem de tamanho os açudes: Castanhão, Orós, Banabuiú e o vizinho Araras. Vale destacar que na época de sua construção a cidade foi "invadida" por centenas de funcionários da Construtora Andrade Gutierrez que encontraram no recém construído conjunto habitacional Angélica Catunda (Cohab) a maioria de suas casas. Alias fizeram até uma quadra esportiva no mesmo (hoje já destruída) e que virou ponto de encontro em todas as noites. Este foi um fator que incentivou muito o desenvolvimento da cidade. As escolas, assim como todo o comércio local lucrou bastante com a chegada destas famílias com razoável poder aquisitivo, pois na maioria eram engenheiros e técnicos da construtora. Muitos deles gostaram tanto da cidade que aqui ficaram e criaram suas famílias, desenvolvendo outras atividades. Alguns grandes empresários da cidade atualmente chegaram com a Gutiérrez. E para os adolescentes da cidade, foi uma festa o grande número de novas moças e rapazes que chegaram.
Na inauguração: Dona Yolanda Queiroz, Renata Jereissati e o Governador Tasso, o Presidente em exercício Paes de Andrade e o vereador Valter Farias. |
Banhistas se divertem na sangria do açude |
Outro fato que vale destacar é que com a sua existência o Serrote provocou a criação de dois povoados, o de São Cosme e de São Damião. Hoje os dois já contando além de mais de uma centena de casas cada, com comércios, igreja e escola. O primeiro originou-se às margens do sangradouro e o outro às margens da CE que liga Santa Quitéria a Canindé, no trecho que corta o açude.
O Serrote sangrou apenas quatro vezes desde que foi construído, nos anos de 1989, 2004, 2008 e 2009.