segunda-feira, 6 de agosto de 2012

AABB SANTA QUITÉRIA

A AABB em 1979 na sua inauguração
        Criada em São Paulo em 1934 por funcionários do Banco do Brasil e depois encampada pelo próprio Banco que chegou a implantar mais de 1.250 unidades em todo o país, chega em 1979 a AABB Santa Quitéria. Como o nome dizia, Associação Atlética do Banco do Brasil, um novo clube ao contrário do já existente Sport Club Quiteriense, pois não somente um clube de salão, mas um grande complexo de lazer com vários equipamentos esportivos e recreativos. Piscinas, campo de futebol, quadra poliesportiva, amplo salão de festas e eventos e ainda um anexo para tênis de mesa e sinucas, tudo isto acompanhado de restaurante com mesas à beira das piscinas. Uma revolução na cidade na área de lazer e entretenimento, ainda mais para os padrões da época. 

Crianças nas piscinas aos domingos
Assim a AABB tornou-se ponto oficial de lazer na cidade. Quem não foi passar um domingo tomando banho de piscina ou não namorou pelos seus mais variados ambientes nas tradicionais festas dançantes. Entre elas os chitões, as festas de setembro quando se comemorava o aniversário do Banco no município, os Reveillons e ainda, promovida pela UNISQ - uma extinta associação de universitários de Santa Quitéria, a Top Girl, uma festa dançante com desfile de beleza com concorrentes do sexo feminino de várias cidades da região. E as grandes bandas marcavam presença: Black Banda, Alta Tensão, Passaporte, Agitadores do Som, Sirano e Sirino e ainda de renome nacional que estiveram fazendo shows por aqui no auge de suas carreiras, como a banda Trepidants, Dominguinhos e Beto Barbosa. No show de Beto Barbosa, em 1990, a festa foi tão grande que foram colocadas mesas até em torno das piscinas, como nunca antes, bem distante do salão principal. E ainda havia as gincanas escolares, os campeonatos esportivos e os vesperais. Foram mais de duas décadas, as de 80 e 90 e ainda alguns anos depois, nos anos 2000 em que a AABB marcou história na vida de muita gente em Santa Quitéria.
Nos anos 2000, última tentativa de reanimar o clube, em vão.
Infelizmente, quando no final dos anos 90 com a reestruturação do Banco do Brasil pelo Governo Federal tendo no comando o Presidente Fernando Henrique, as AABBs de todo o Brasil deixaram de contar com o apoio financeiro do Banco e assim muitas entraram em dificuldade e tiveram que fechar suas portas, pois não conseguiram se tornar viáveis economicamente. E em Santa Quitéria não foi diferente. Por aqui a AABB fechou suas portas em 2003. Por último ainda houve uma tentativa de recuperação, com a instalação de toboáguas nas piscinas e reforma de seu prédio principal com a construção de um salão maior. Mesmo assim, o clube voltou a fechar as portas pouco tempo depois até hoje. Mesmo desativada há vários anos e com a estrutura sofrendo deterioração pelo tempo, há a  esperança que o clube volte a funcionar novamente, e como hoje a cidade está muito maior é bem possível que desta vez ele se torne viável economicamente. E mais uma curiosidade, a AABB funcionou originalmente antes da construção da sua sede, em um pequeno prédio duma casa adaptada, ao lado do que é hoje a agência do Banco do Brasil em Santa Quitéria, na esquina das ruas Cel. João Rodrigues Pinto e Cel. Antonio Ernesto. Lá sim, apenas com um bar e umas salas com sinucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui